sábado, fevereiro 25, 2006

Vivências Corporais para Portadores de Parkinson
Relatorio 2005
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO - PRCE
Relatório do PROJETO BENEFICIADO NO
Programa PRÓ-Bolsas E/OU PROExtensão - 2005

1. IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR
Nome completo: Marize Amorim Lopes

Centro/Departamento: CDS/DEF
Cargo: Professora Adjunto IV

Titulação: Mestre
Matrícula SIAPE:
Mestre1156886

2. DADOS DO PROJETO
Título do projeto: Vivências Corporais para Portadores de Parkinson


Linha programática:
Atividade Física e Idoso
Doença crônica e envelhecimento
Áreas temáticas:
1 - Saúde
2 - Esporte e Lazer

Professores envolvidos:
1 - Marize Amorim Lopes
2-
Centro/Departamento:
CDS/DEF
Matrícula SIAPE:
1156886
Aluno(s) bolsista(s) de extensão:
1 - Ingrid M. S. Castro
2 - Natália Cristina Cipriani

Curso/Fase:Educação Física - 3a.
Educação Física - 3a.

Matrícula UFSC:
5342096-9
0426738-9

Recursos obtidos pelo Proextensão:
R$ 4.500,00

Recursos de Outras Fontes:
R$

3. DESCRIÇÃO DO PROJETO
3.1 – INTRODUÇÃO:
Com o envelhecimento populacional ocorre o surgimento de doenças crônicas degenerativas entre esta se destaca as doenças com distúrbios de movimentos (Parkinson, Machado Joseph, Mal de Segawa, Tremor Essencial, entre outros).
A doença de Parkinson foi identificada pelo médico inglês James Parkinson em 1817. Embora tenha sido descrito há quase dois séculos até hoje, o Parkinsonismo é o centro de grandes incertezas, tanto para a medicina como para os portadores da doença e seus familiares. São muitas buscas e estudos sobre o assunto, mas poucos resultados concretos obtidos.
Cálculos estatísticos consideram que a doença de Parkinson atinge, em média, um a cada mil habitantes, independente de região, país, sexo. Fazendo a aplicação deste índice supõe-se que a população brasileira teria cerca de 170 mil pessoas que sofreriam desta doença no país; Santa Catarina teria 5400 e a grande Florianópolis um número aproximado de 600 portadores desta doença.
Machado Joseph é uma doença que apresenta uma ataxia cerebelar (descoordenação dos movimentos e da fala), oftalmoplegia externa progressiva (limitação do olhar vertical para cima) e sinais piramidais/espasticidade (reflexos exagerados). Os doentes não apresentam deterioração mental. Esta doença é hereditária, de início tardio e de transmissão autossômica dominante, pelo que a probabilidade de um filho ou irmão de um portador carregarem essa doença é de 50%. Seus estudos são recentes datam de 1972.
O Tremor Essencial é uma doença que se caracteriza por um tremor postural simétrico leve das extremidades superiores, acentuado pelo movimento voluntário para alcançar um alvo (tremor terminal). Esta doença afeta todas as faixas etárias, porem prevalece mais em idoso e sua evolução é lenta e piora com agitação, raiva, cansaço, entre outros estados emocionais.
O Mal de Segawa, também conhecido como distonia de Segawa. O gene foi descoberto em 1994 e esta se manifesta tanto na fase adulta como na infância. Os sintomas são alteração na marcha, hereditariedade autossômica dominante, hipertonia, espasticidade e rigidez
É importante salientar os preconceitos sociais que estes indivíduos sofrem e o próprio constrangimento do mesmo em relação aos sintomas destas doenças. Mas, para mudar esta concepção, há necessidade primeiramente de se mudar o pensamento de muitos portadores das mesmas, pois às vezes o preconceito e a discriminação esta muitas vezes no próprio individuo portador da doença.
Atenta a este fato a UFSC promoveu em 2003 uma palestra para pessoas com Parkinson e distúrbios de movimentos, que deu iniciativa para a criação de uma associação, a qual hoje é uma constatação a Associação Parkinson/SC. Esta vem promovendo quinzenalmente palestras e reuniões para os portadores e cuidadores a fim de auxiliar em um melhor enfrentamento da doença. Levando em conta todos os efeitos que a doença provoca no enfermo, a atividade física torna-se um quesito muito importante no tratamento da doença de Parkinson. Esta não irá impedir que a doença evolua, mas poderá fazer com que o portador da enfermidade mantenha o funcionamento de seus músculos, ossos e articulações em bom estado (BITTENCOURT, 2001).
A atividade física regular favorece a mudanças comportamentais, que poderá proporcionar transformações sociais (Lopes e Siedler, 1996).
São muitos os benefícios físicos e psicológicos provenientes da prática regular de atividade física. Um programa regular de exercício pode ajudar a manter a flexibilidade das articulações e os músculos fortes, facilitando a movimentação. Portanto um programa de vivências corporais para pessoas portadoras de uma doença com distúrbios de movimentos pode ampliar e melhorar as ações frente a estas populações especiais, afins de que se possa atuar dentro das suas realidades e necessidades, bem como no meio acadêmico proporcionar experiências, que possam abrir novos horizontes sobre o futuro papel profissional frente a esta nova realidade e principalmente contribuir para os portadores da doença um melhor enfrentamento.
Considerando o fato de que movimentos são muito afetados nestas doenças, as vivências corporais aparecem no intuito de melhorar a mobilidade dos doentes. Desta forma em maio de 2004 iniciou-se este projeto de extensão no Centro de Desportos em parceria com a Associação Parkinson/SC, buscando novas formas de inserir o portador com distúrbios de movimentos na comunidade e agregá-los as atividades que favoreçam a uma participação plena.

3.2 – OBJETIVOS PROPOSTOS NO PROJETO ORIGINAL:
Objetivo Geral: oportunizar a prática de vivências corporais para portadores de distúrbios de movimentos buscando melhorar o enfrentamento da doença e ampliar o conhecimento nessa área , favorecendo a mudança de estilo de vida e melhor inclusão social.

Objetivos Específicos:

- Oportunizar a prática de vivências corporais;
- Trocas de experiências de enfrentamento acerca da doença;
- Proporcionar a socialização, o bem estar físico e emocional;
- Melhorar a qualidade de vida através da autonomia de movimento;
- Favorecer o intercâmbio de gerações e da Universidade com a comunidade;
- Propiciar aos alunos da graduação em Educação Física envolvimento prático junto aos portadores das doenças com distúrbios de movimentos;
- Estruturar grupos de estudo e realizar pesquisas em relação à atividade física e o individuo com distúrbios de movimentos
- Servir como campo de experimental para docentes e discentes da Universidade Federal de Santa Catarina.

3.3 – METODOLOGIA EFETIVAMENTE UTILIZADA:
As atividades iniciaram em 07 de março envolvendo três (3) sessões semanais (terças, quintas e sextas) de vivências corporais com 60 minutos de duração. Estas constam de 10 a 15 minutos de aquecimento de forma recreativo, onde são desenvolvidos exercícios de soltura muscular e articular, coordenação, ritmo e danças. A parte principal envolve exercícios posturais, de alongamento, flexibilidade, equilíbrio, força, resistência e a parte final da aula utilização exercícios respiratórios, descontração muscular e relaxamento, sempre finalizando com mensagens que estimulem reflexões e a auto-estima.
Todas as atividades são adequadas aos interesses e principalmente às condições físicas, possibilidades e necessidades de cada um do grupo.
Antes de iniciar as atividades, o indivíduo deverá ser avaliado clinicamente por seu médico que nos fornecerá um atestado constando estar apto para freqüentar as atividades do programa. No início e final do ano os alunos são avaliados com testes de aptidão física e mensurados através das medidas antropométricas realizadas no Laboratório de Esforço Físico do CDS para acompanhar e verificar o progresso dos alunos e podermos avaliar o próprio desenvolvimento programa.
Para funcionamento das atividades físicas há necessidade da presença dos bolsistas do curso de Licenciatura em Educação Física, que atua junto aos doentes ministrando as atividades do programa, sob a supervisão e orientações da professora Marize Amorim Lopes. Os bolsistas também participam de reuniões semanalmente, o qual são planejadas as aulas, bem como abordadas as dificuldades, as conquistas e assuntos pertinentes ao trabalho ou de interesse do grupo para melhor conduzir os trabalhos.
A prescrição é sempre individualizada e controlada através da freqüência cardíaca, adotando-se para isto os princípios científicos e a orientação do profissional que se faz sempre presente durante a realização das atividades.
Para integrar melhor integrar os participantes foram realizadas festas, jogos, gincanas e passeios objetivando proporcionar vivências de integração social para todas as turmas dos diferentes programas que coordeno. As atividades de 2005 se encerrarão no dia 15 de dezembro

3.4 – RESULTADOS ALCANÇADOS (incluindo a interação com o ensino e ou a pesquisa):
O grupo foi iniciado com 4 pessoas com Parkinson, mas com o transcorrer das atividades fomos procurados por pessoas com a doença Machado Joseph, portanto o projeto envolve 8 parkinsoniano e 4 mulheres com a doença Machado Joseph.
Os resultados apontam que pessoas com distúrbios de movimentos, em especial os portadores da doença de Parkinson e Machado Joseph, estão sendo beneficiadas com o programa. Os freqüentadores deste projeto começam a mudar seu estilo de vida, saindo do sedentarismo e procurando se manter mais ativo.
Os participantes evidenciam em vários relatos que estão melhorando o domínio corporal, mais disposição, ao fortalecimento muscular, amplitude articular, facilitando a movimentação, locomoção e um melhor domínio das atividades da vida diária. Destaca uma portadora de Machado Joseph após 15 dias participando no programa “hoje deixei minha bengala em casa, consegui caminhar sem utilizá-la”, seis meses depois a mesma chega eufórica na sala e nos comunica que voltou a dirigir seu carro.
O convívio e a troca de experiências da doença esta favorecendo a um melhor enfrentamento da doença.
Em abril a maioria dos participantes foi para Porto Alegre participar do I Congresso das Associações de Parkinson do Brasil, que serviu como muita troca de experiência para todos que participaram. O projeto foi apresentado no SEPEX.
Através de esclarecimentos, vivências, palestras e experiências com as atividades físicas oferecidas, por meio deste projeto esperamos poder servir como ponto de referência para outros órgãos, instituições, entre outras, que queiram iniciar um trabalho similar a este desenvolvido no Centro de Desportos da UFSC.
Com relação à tríade ensino, pesquisa e extensão, este projeto serviu as diferentes áreas de conhecimento da UFSC, dando oportunidade aos acadêmicos de graduação e pós-graduação a vivenciarem e desenvolverem trabalhos pedagógicos e científicos.

3.5 – CONCLUSÕES:
Este projeto promoveu ampliação e melhora nas ações frente a esta população, atuando dentro das suas realidades e necessidades. O interesse pelas atividades por aqueles que freqüentam é um fato constatado em março quando reiniciamos as atividades, pois estavam esperando o retorno das atividades destacando que estas tinham lhe feito muito bem, observou-se também uma melhora no domínio corporal, mais disposição, mudança no estilo de vida e ampliação relações sociais. No meio acadêmico proporcionou experiências aos alunos da graduação do curso de Licenciatura em Educação Física e Jornalismo. As trocas de experiências dos participantes vêm contribuindo para um melhor enfrentamento da doença.
O trabalho multiprofissional realizado com o NIPEG tem contribuído para um melhor enfrentamento e controle das doenças. Tivemos este ano casos clínicos amenizados e ou solucionados com este trabalho multiprofissional.
Os resultados confirmam o trabalho de ensino, pesquisa e extensão neste projeto que vem cada ano ampliando sua atuação no meio acadêmico, da comunidade geral e universitária.
A universidade tem oferecido aos acadêmicos o ensino bem como a pesquisa e extensão, através de novos conhecimentos e vivências com pessoas com diferentes doenças crônicas, despertando o interesse e possibilidades de um campo de atuação profissional e de pesquisa. Iniciamos este ano uma pesquisa que tem como meta elaborar uma bateria de testes específicos para brasileiros idosos e grupos especiais, intitulada, “Desenvolvimento de Valores Normativos para a Bateria de Testes da AAHPERD para Idosos”, que terminará em dezembro de 2006 e esta envolvendo outras universidades como: UDESC, UNESP.
É importante destacar que nossas conquistas e o resultado positivo do projeto se deve ao apoio recebido do Centro de Desportos, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, como também das demais Pró-Reitorias, enfim da UFSC e da comunidade universitária em geral. Como também o desempenho de seus integrantes e dos profissionais envolvidos.
Atuando desta forma integrada o referido projeto de extensão tem proporcionado a prática de atividade física regular, visando possibilitar uma vida mais saudável para aqueles que participam.
As bolsistas que atuaram neste projeto contribuíram muito para a continuidade das atividades e enriquecimento deste projeto. A presença e contribuição das mesmas foram de extrema importância para a continuidade e para se atingir os objetivos propostos.
As atividades do projeto transcorrem sem maiores problemas, e serviram de fontes de pesquisa, de informação sobre saúde e uma vida ativa, sendo alvo de consulta dos meios de comunicação e de instituições universitárias de nosso Estado.


3.6 – RECOMENDAÇÕES:
- Pretende-se com este trabalho poder contribuir para novos estudos na área a fim de favorecer a novos conhecimentos que possam beneficiar a todos que participam.
- Novas parcerias com outros núcleos e centros de ensino da UFSC e outras universidades nacionais para que se possamos realizar trocas profissionais.
- Continuar com o trabalho multiprofissional para melhor atender a todos.

3.7 – RESUMO dAS atividades de cada Bolsista de extensão com avaliação do desempenho:
Acadêmica Ingrid Motardo Serri de Castro teve um excelente desempenho, apresentou muita responsabilidade e foi cumpridora de seus deveres, atuou nas turmas de vivências corporais, desenvolvendo atividades diversificadas e bem criativas, bem como em todas atividades desenvolvidas pelo projeto realizando as seguintes atividades
- planejou e orientou as atividades do projeto;
- ministrou exercícios físicos;
- corrigiu e acompanhou durante as aulas
- participando das avaliações físicas e medidas antropométricas dos alunos em março e novembro;
- participou do Grupo de Estudos de Educação Física na área do Idoso – GEFI;
- participou de eventos para divulgar as atividades do projeto;
- apresentou trabalhos em forma de tema livre e/ou painel em eventos;
- participação no V SEPEX e cursos de aperfeiçoamento;
- contribui com novos conhecimentos que levaram os participantes a um estilo de vida mais ativo, auxiliando na promoção da saúde, bem estar e qualidade de vida dos mesmos.

3.8 – BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:
Godoy, M. (1997a). Prescrição de exercícios. Fitcor em revista, edição especial, 19-23.
Godoy, M. (1997b).Reabilitação cardíaca. Fitcor em revista, edição especial, 44-52.
HAYFLICK, L.. Como e Por Que Envelhecemos. (A . B. Rodriguês & P. M. Celeste, trad.). Rio de Janeiro: Campus. (trabalho original publicado em 1994), 1996.
IBGE. Síntese de Indicadores Social, 2000. Rio de Janeiro; IBGE, 2001.
LEITE, P. F.. Exercício Envelhecimento e Promoção da Saúde. Belo Horizonte: Health, 1996.
LOPES, M. A . & SIEDLER, M. J.. Atividade Física: agente de transformação dos idosos. Texto & Contexto – A Enfermagem e o Envelhecer Humano. Florianópolis: Papa-Livro , 1997 : 6( 2), 330-337.
LOPES, M. A .; FARIAS, S. F. & SOUZA, E. R. Hidroginástica e Ginástica Participativa na Terceira Idade (pp . 34-43) Florianópolis: CEITEC, 1997.
LOVISOLO, H.. Terceira Idade: em movimento. Motus Corporis. Motus Corporis, 1997: 4( 2), 9-13.
MAZO, G.Z.; LOPES,M.A. & BENEDETTI, T.B. Atividade física e o idoso: concepção gerontológica, Porto Alegre: Sulina 2001.
NERI, A . L. Envelhecimento Psicológico Campinas: Papirus, 1995.
NERI, A . L. Qualidade de Vida e Idade Madura. Campinas: Papirus, 1993.
Pollock, M. L. & Wilmore, J. H. (1993). Exercícios na saúde e na doença. Rio de Janeiro: Medsi.
Pollock, M. L., Wilmore, J. H. & Fox, S. M. (1986). Exercícios na saúde e na doença. Rio de Janeiro: Medsi.
SILVA, O . J. Exercício em Situações Especiais I. Florianópolis: Ed.UFSC, 1997.
ARGUE, J.(2000), Parkinson’s Diesease & the Art of Moving. OaKland, CA: New Harbinger Publications.


4. RECURSOS FINANCEIROS
4.1 Quadro demonstrativo da aplicação dos recursos recebidos do Proextensão:
(desnecessária a apresentação dos comprovantes das despesas):
A verba recebida pelo proextensão foi gerenciada pela FAPEU e foi utilizada conforme o cronograma estipulado. Houve possibilidade de contribuir com taxas de inscrições para participação em eventos, bem como confecções de banner, faixas e os materiais de divulgação nos eventos (lâminas, slides, fotos, filmes, cartazes, entre outros). Foi adquirida uma máquina fotográfica digital, um sofware para implementar melhor nosso trabalho. Compra de CD para serem utilizados nas aulas.

4.2 Quadro demonstrativo da aplicação dos recursos recebidos de outras fontes:
(desnecessária a apresentação dos comprovantes das despesas):


Certos de termos atingidos nossos objetivos, colocamo-nos à disposição para esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

Marize Amorim Lopes
coordenadora do projeto

10 comentários:

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