sexta-feira, abril 30, 2004

ÚLTIMO DIA!

Hoje é o último dia para entregar a declaração do Imposto de Renda 2004. Como portador de doença degenerativa, estou isento por lei felizmente desse imposto. Inclusive com direito a uma devolução de quantia retida na fonte no ano passado.

Hoje é o último dia também da “Campanha de vacinação contra a gripe”. Segundo a Secretaria de Saúde, “a vacina contra o vírus influenza não é infalível, mas é uma das formas mais eficientes de combate. Reduz o risco de contrair gripe em 90%.” (...) Nos idosos ocorrem as formas mais graves de gripe e complicações como a pneumonia. Cerca de 90% das mortes por gripe ocorreram com idosos. Vale a pena se vacinar, mesmo se a pessoa já pegou gripe nesta temporada. Há mais de um tipo de vírus no ar e a pessoa pode ter "pego" um subtipo diferente daquele cuja vacina protege.”

Segundo a mesma fonte, a população de Santa Catarina com 60 anos ou mais é de 454.621. Tomando-se o índice internacionalmente aceito para a incidência da doença de Parkinson, temos 454 portadores no Estado. Mas nada é dito para esses portadores sobre a contra-indicação da vacina: “(...) não deve ser administrada em indivíduos com desordens neurológicas em atividade.” (Bula da Vaxigrip).