terça-feira, abril 18, 2006

APASC – ASSOCIAÇÃO PARKINSON SANTA CATARINA


RELATÓRIO FINAL - GESTÃO 2004-2006
DISCURSO DO PRESIDENTE



Prezados Srs/Sras e autoridades presentes.




Foi com muita alegria e emoção que registramos a APASC – Associação Parkinson Santa Catarina, possibilitando assim proporcionar ajuda solidária aos Portadores de Parkinson e seus familiares.

Com espírito de luta e dedicação nos voltamos para nosso semelhante, nosso irmão, para que pudesse receber um raio de luz e apoio no seu dia a dia de sofrimento e dor.

Como sabemos, o Parkinson não mata, mas transforma a vida do Portador em uma catástrofe familiar e social. Eu sou Portador, convivo diariamente com esta situação, tentando administrá-la da melhor forma possível.

O Parkinson também nos ensinou a dar carinho, dar afeto, dar amor e compreensão. Nada pedimos em troca. Tivemos a felicidade de conhecer um grupo de abnegados que levantou a bandeira da solidariedade para criar uma associação composta por voluntários com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados já começaram a aparecer.

Temos muito a agradecer a pessoas e instituições. Em primeiro lugar à Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, que nos apóia desde o primeiro dia que aqui chegamos.

Ao Magnífico Reitor Lúcio Botelho, que acolheu nossos pleitos e garantiu prioridade para a área de Neurologia nos planos do HU na busca de condições para a prática médica de alta complexidade.

Ao NETI – Núcleo da Terceira Idade da UFSC, na pessoa de Jussara Bayer, então Diretora, que convocou as Professoras Eloá Vahl, Ângela Alvarez e Lúcia Takase, para transformarem em Projeto de Extensão o pedido do nosso colega Prof. Marcilio Santos, de criação de um grupo de apoio aos portadores da Doença de Parkinson, projeto vitorioso que deu origem à APASC.

Às Professoras Marize Amorim Lopes, do Centro de Desportos, Miriam Moritz, Regente do Coral da UFSC, Ângela Alvarez e Lúcia Takase, do Depto de Enfermagem, que coordenam Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de exercícios adaptados, musicoterapia, e Grupos de Apoio, respectivamente. Aos Professores Dr. Emílio Takase, do Depto de Psicologia, e Dra. Jean Langdon, do Depto de Antropologia.

Ao Voluntariado, suporte decisivo na formação da Associação e da ação da Diretoria, na pessoa da Enfermeira Dra. Sofia Valente - incansável batalhadora pela causa do Parkinsoniano - Técnicas em Educação Física Maria Aedo (Marita) e Giovana Zarpelon Mazo, Fonoaudióloga Daniela Vicco, Psicólogos Maria Cristina Pagani, Maria José Moreira Silva, Luciano Stahelin e Gilberto Borges, Fisioterapeuta Graziela Lobelas e, ainda, Professoras Neusa Mendes Guedes e Leny Baessa Nunes.

Aos profissionais que atuam no Hospital Universitário – HU/UFSC, na pessoa dos médicos Dr. Vanir Cardoso e Dr. Ylmar Corrêa Neto e das Assistentes Sociais Orivalda Bonomini e Rosilda Machado Silva, todos integrantes do NIPEG – Núcleo de Geronto-Geriatria do HU.

Aos estagiários de Pesquisa e Extensão da UFSC e da UNISUL Michele Coral Arruda, Gleison Ferreira, Diogo Reis, Graziela Batalha, Daiana Bressan, Andréia Assman, Clair Cantarelli, Mariane dos Santos, Natália Cipriani, Amanda Beck, Ingrid Montardo Castro, Nicole Orosco e Ana Paula Xavier.

Gostaria de agradecer ainda aos nossos palestrantes: Dr. Ylmar Correia Neto (Neurologista), Dr. Vanir Cardoso (Gerontólogo), Dra. Karen de Brida (Bioquímica), Dr. Luiz Cavalazzi (Neurologista), Dr. Telmo Reis (Neurocirurgião), Major Valdemar Groh (Capelão da Polícia militar), Dr. Flávio Girol (Terapeuta), Irmão Álvaro Farias (Terapeuta), Dr. André Soberaski Santos (Neurologista), Profa. Eloá Vahl (Educadora), Dra. Inês Cassol (Advogada), Dra. Maria da Graça Balen (Nutricionista), Profa. Maria Cristina Pagani (Psicóloga) e Deputado Wilson Vieira (Dentinho).

Por último, à Assembléia Legislativa do Estado, na pessoa do seu Presidente, Deputado Júlio Garcia, e ao Deputado Wilson Vieira, pelo apoio à comemoração do Dia Mundial do Parkinsoniano.

Estes dois anos como Presidente e participante das decisões na APASC foram para mim um período de realização pessoal e social.

Quero fazer em público um agradecimento muito pessoal, ao voluntário que carinhosamente eu chamo de biblioteca ambulante, pelo seu conhecimento, carinho, amizade e solidariedade. Meu amigo, nosso amigo Prof. Marcilio Dias dos Santos.

A nova Diretoria que hoje assume o comando da APASC pode contar com o apôio técnico e logístico de todos os colegas que nesta data lhe passam as chaves e o destino de nossa Associação. Há muito a realizar. A APASC nasceu por amor ao próximo e é nesta direção que vai continuar crescendo. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida dos associados e informar melhor a sociedade sobre essa devastadora doença neurológica, a segunda em importância depois do Alzheimer.

A você Parkinsoniano que nos houve, saia de casa. Não se enclausure. Reaja Parkinsoniano. Venha compartilhar conosco nesta jornada de integração de conhecimento e liberdade.

Hoje 11 de abril é o nosso dia, é o dia do Parkinsoniano. Vamos nos conhecer melhor. Vamos trocar experiências. Compareça às nossas reuniões. Venha trazer seus conhecimentos. Você não está só nesta luta.
A primeira meta da Associação foi legalizar sua existência junto aos órgãos de governo (municipal, estadual e federal). Estamos oficialmente credenciados a recorrer aos órgãos públicos.

Hoje estamos completando dois anos de atividades reconhecidas legalmente, embora tivéssemos dado início em 21 de julho de 2003, quando da Palestra da Dra. Anne Frobert, experiência que tem sido extremamente positiva e gratificante.

Cabe agora aos novos dirigentes desenvolver a etapa mais importante da APASC, que é ampliar os quadros, divulgar aos profissionais da saúde e à sociedade em geral as atividades que estamos promovendo.

Vamos estreitar nosso vínculo junto à UFSC e demais órgãos voltados ao bem social, como verdadeira extensão universitária.

Aos portadores, familiares, cuidadores e ao pessoal técnico e a todos que direta ou indiretamente colaboraram nesta jornada, o nosso muito obrigado. Agradecemos e pedimos a Deus que, na sua infinita bondade e amor, nos ilumine.
Fpolis, 11-04-06
Hênio Antonini
Presidente