sexta-feira, abril 07, 2006

APASC - ASSOCIAÇÃO PARKINSON SANTA CATARINA




NOTA AO REITOR DA UFSC





REDE DE ALTA COMPLEXIDADE EM NEUROLOGIA


Existem atualmente em Santa Catarina 17 entidades credenciadas pelo Ministério da Saúde como prestadoras de serviços médicos (ambulatorial e cirúrgico) em Neurologia.

Com a reformulação dessa rede, conforme o sistema proposto pela portaria ministerial n. 756 (SAS), de 27-12-05, o Estado terá na especialidade 7 (sete) Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia[1] (uma para cada macro região) e 01 (hum) Centro de Referência de Alta Complexidade em Neurologia[2]. Os hospitais Celso Ramos, de Florianópolis, e São José, de Joinville, são apontados como candidatos a Centro. No momento, o Hospital Universitário (HU/UFSC) está fora da lista de provedores desses serviços, segundo informa a Secretaria de Estado da Saúde - SES.

Funciona na SES uma Comissão de Estudos, instituída pela portaria n. 1268, de 9/12/05, cuja atribuição é examinar e encaminhar os pedidos de credenciamento das Unidades e do Centro de Alta Complexidade em Neurologia, dentro dos prazos e critérios fixados pelo Ministério.

Um serviço deste tipo necessita de pessoal qualificado, equipamentos de tecnologia avançada e ambiente favorável à apropriação e geração de conhecimento. A criação de uma Unidade no HU justificar-se-ia pela demanda existente e pela capacidade da UFSC de atender plenamente tais requisitos.

Está despontando na Universidade uma nova geração de profissionais preparada e com propensão a assumir riscos em projetos inovadores. Ela chega com respeitável produção científica, títulos obtidos em centros de ensino de primeira linha, abrindo espaço no ensino e na pesquisa, até mesmo através do serviço voluntário. Três médicos, recém pós-graduados em Neurologia, fizeram palestras a convite da APASC e manifestaram a intenção de seguir a carreira acadêmica.

A área de Engenharia Biomédica funciona na UFSC há mais de quinze anos, tendo criado um Instituto para a coordenação desses trabalhos. O campo da Tele-Medicina encontra-se igualmente adiantado, operando em parceria com centros europeus. Deve-se destacar ainda o importante papel da UFSC na introdução da rede Internet (RNP) nas universidades do País, posição que vem mantendo na constituição do backbone de alta velocidade, a chamada Internet 2, infra-estrutura imprescindível quando se trata de Tele-Medicina e serviços de alta complexidade. A UFSC tem, por outro lado, uma forte tradição de interdisciplinaridade. São inúmeros os programas que envolvem outras especialidades médicas, como Geriatria, Neuropsicogeriatria, além de Fisioterapia, fonoaudiologia, Enfermagem Geronto/Geriátrica, Psicologia, Serviço Social, entre outras. Esses elementos são essenciais ao colocar-se a formação de serviços de atendimento em Neurologia no mundo contemporâneo.

Tendo em vista a vinculação da APASC com bom êxito a diversas atividades de pesquisa e extensão da Universidade, sua Diretoria vem estudando a possibilidade e a oportunidade de encaminhamento de um pedido de criação da Unidade de Alta Complexidade no setor de Neurologia do Hospital Universitário. A Associação confia que a UFSC - centro de excelência de ensino e pesquisa em inúmeras áreas - oferece condições ideais, direcionando para esse objetivo os recursos que possui, para inaugurar a curto prazo um projeto inovador.

Referências:

1. Ministério da Saúde
(http://portal.saude.gov.br/saude/)
2. Portara ministerial n. 756 (SAS)
(http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2005/PT-756.htm
3. Secretaria de Estado da Saúde – SES
(http://www.saude.sc.gov.br/)
4. Instituto de Engenharia Biomédica - UFSC
(http://www.gpeb.ufsc.br/)
5. Projeto Cyclops - UFSC
(http://cyclops.telemedicina.ufsc.br/index.php?lang=en)
6. Núcleo de Redes de Alta Veloc. e Comp. de Alto Desempenho
(http://www.nurcad.ufsc.br/)
7. Hospital Universitário - HU/UFSC
(http://www.hu.ufsc.br/)
FPOLIS – abril de 2006
[1] “Unidade hospitalar que possua condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada a portadores de doenças neurológicas que necessitam ser submetidos a procedimentos neurointervencionistas e/ou neurocirúrgicos em alta complexidade.”


[2] "Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia que exerça o papel auxiliar, de caráter técnico, ao respectivo Gestor do SUS na Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Neurológica.”